[Resenha + Promoção] - Garotas de vidro, Laurie Halsie Anderson

É difícil falar qualquer coisa sobre esse livro. É difícil buscar palavras para descrever personagens, principalmente, Lia, sem trair a vivacidade que cada um tem em cada linha desse livro. É difícil não suspirar, não se chocar, não querer bater, não querer ouvir, não querer ler...

A narradora do livro é Lia. Uma jovem de 18 anos como outra qualquer. Lia tem mãe, pai, uma irmã e de quebra, uma madrasta que não interfere em sua vida. Como qualquer outra jovem no mundo ela tem metas a serem cumpridas e, para essas metas se cumprirem ela não pode comer.



Lia sofre de um transtorno alimentar (anorexia). E em sua luta incansável/insaciável pelo corpo perfeito - MAGRO. SEM GORDURA. ROSA - Ela conta cada caloria que atravessa pela sua garganta, numa insanidade que começou quando fez uma aposta com sua melhor, não, ex melhor amiga, Cassie – que agora foi encontrada morta no chão de um motel, vitima de sua doença, bulimia.

Saber a noticia da morte de Cassie dói em Lia, mas o pior é saber que ela ligou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33 vezes antes de ela morrer; e ela não atendeu. Agora assombrada com o fantasma de Cassie, Lia perde a linha tênue entre realidade e imaginação.

Com isso Lia se entrega por completo, virou refém da sua mente e do seu corpo se autoafirmando gorda, se mutilando, na busca que ela entende ser cada vez mais possível (40,5kg; 40 kg; 38,8kg... 0), pois ela sempre vai se achar gorda o suficiente.

Laurie consegue passar de forma real através da história de Lia a vida de milhares de pessoas que sofrem de distúrbios alimentares, com uma escrita sem miúdos, direto ao ponto, realística, gélida e ao mesmo tempo com emoção. Em suas palavras e cenas perturbadoras Garotas de vidro consegue englobar uma trama de fios que envolvem família, dor e sofrimento.

Ah, sim! Ele causa, também, muitas recomendações para leitura!



Título original: Wintergirls
Autor(a): Laurie Halsie Anderson
Editora: Novo conceito
Número de páginas: 272

Resultado do sorteio abaixo (Rafflecopter)


a Rafflecopter giveaway

19 comentários

  1. gostei da resenha e do assunto tão atual e preocupante que o livro aborda! Por isso amo livros!

    ResponderExcluir
  2. Participando.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me parece ser bem intenso e aborda um tema que aflige grande parte de jovens que buscam o padrão de beleza, imposto pelo comércio de beleza. Realmente vou adorar ler e me deixar envolver por esta história tão marcante. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi muito falar sobre esse livro, mas nunca tinha tido a curiosidade de ler. Penso que deve ser um livro bem emocionante, já que retrata um problema constante na vida da maioria das jovens de hoje em dia. Espero ganhá-lo :D

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro é muito linda, e o tema super forte, ela já tem um transtorno, e ainda passar por essa situação com a amiga não deve ajudar em nada, quero ler esse livro, parece ser bem forte. Gostei bastante da resenha, sem spoilers, não muito longa, mas deu para despertar o interesse pelo livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Li algumas resenhas sobre esse livro, e em todas elas dizem que o livro é marcante! Além de o tema ser muito atual!
    Gostei da sua resenha, sucinta e focada, me lembrou porque esse livro está na minha lista de desejos! =D
    Aguardo o sorteio! *.*

    http://falaurupes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Na época eu nem dei muita bola pra esse livro (quando lançou), pois é um tema pesado e mo momento eu não estava no clima. Agora, eu estou querendo muito lê-lo. Nem é por causa da modinha(????) de sick-lit. E pela sua resenha, percebe que ele é um livro tocante. Coisa que to procurando nos livros...

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola, colega psicólogo!
    Vi seu post no Face e vim conhecer seu blog.
    Estou DOIDA pra ler este livro
    Muito legal seu blog
    Bjks mil

    http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, vou encaixa-lo nas minha próximas leituras.

    ResponderExcluir
  10. Li a sinopse e fiquei com vontade de ler esse livro. E agora, ao ler sua resenha sobre Garotas de Vidro, só me fez querer lê-lo mais ainda. Apesar da história triste, deve ser um bom livro, e estou curiosa com relação a ele. Fico me perguntando o que sera que acontece com Lia no final da história? Enfim, espero consegui-lo em breve.
    Beijos, galera do Caiu de Paraquedas ;D

    alinelovespfc@hotmail.com ;)

    ResponderExcluir
  11. Parece muito interessante, principalmente porque a minha mãe se chama Lia, haha.
    Fiquei curiosa c:

    ResponderExcluir
  12. Já estava na minha lista de proximas leituras, depois dessa resenha ele subiu para o topo junto com aqueles que eu deveria comprar pra ontem *-* Esse tema de distúrbios alimentares me interessa demais, já tive amigas na mesma situação e seria otimo ler algo sobre. Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da resenha e estou muito encantada para começar a ler esse livro.
    Um assunto que envolve minha área acadêmica :D

    BJUS...AMORE

    ResponderExcluir
  14. Paraece ser muuito bom esse livro e a capa é linda!

    ResponderExcluir
  15. O livro parece ser muuito bom! E a capa é linda!

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Desde que eu ganhei um panfleto desse livro estou simplesmente pirando.
    Primeiro porque, a capa é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A.
    Segundo, porque é um tema muito forte e sério, e estou, atualmente, precisando de livros mais assim, para sair um pouco da linha, romance e comédia.
    Amei sua resenha, tu não deixou nenhum Spoiler, e agora estou necessitando ainda mais do livro.
    É lógico que vou participar do Sorteio :)
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Goostei muito da resenha.. O livro parece muiito interessante com certeza, A capa é liinda *-*

    Kiss For You !

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi vários comentários bastante positivos sobre esse livro, e por ser um tema tão delicado deve ser muito bem escrito, para ser tão elogiado. Espero ler em breve! : )

    ResponderExcluir