Resenha - Boneca de ossos, Holly Black

Tornar a brincadeira uma aventura, sempre foi o forte das crianças; usar brinquedos, bonecos e objetos para dar asas à imaginação são o que existe de melhor no uso do faz de conta que alegra a moçada. Quem nunca, na hora de brincar, usou peripécias das mais diversas, que atire a primeira pedra. 

Na verdade Poppy, Zach e Alice são experientes no que diz respeito à criação de histórias quando o assunto é brincar. Acostumados a se reunir todos os dias depois das aulas eles se esquecem de tudo para se dedicar ao reino que eles criaram.

Poppy, Zach e Alice são amigos. E se reúnem todos os dias para dar continuidade à história sobre piratas que eles criaram. Nessa história, a Grande Rainha, uma boneca de cerâmica, que fica guardada em uma cristaleira na casa de Poppy, é quem comanda todas as coisas no castelo onde está presa. Os garotos sempre tiveram medo da boneca (e quem não teria medo de uma boneca assustadora, antiga?).


Porém tudo começa ruir quando o pai de Zach joga todos os seus brinquedos na tentativa de ajudar o filho a “crescer”. Indignado com a situação o garoto discute com as amigas informando-as (sem dizer a causa) que não vai brincar mais. É, quando na tentativa de animar o amigo, que Poppy decide retirar a boneca do seu lugar. Então tudo começa!


“Por isso Zach adorava brincar: aqueles momentos em que ele parecia acessar outro mundo, que parecia mais real que qualquer coisa. Aquilo era algo de que ele não queria abrir mão jamais. Zach preferia continuar brincando daquele jeito para sempre, não importava que já estivessem grandes, embora não achasse que aquilo seria possível. Já era difícil algumas vezes”.
Com os segredos e os mistérios que a boneca carrega dentro e fora de si, vamos entrando na história criada pela Holly Black, passeando, junto com as três crianças, em um ônibus com um louco que acredita em alienígenas, roubos, barcos à vela, uma biblioteca e um cemitério para descobrir a questão da maldição da boneca.

Desde sempre me senti atraído pelos livros voltados para o público juvenil, e quando vi a capa desse livro pensei “preciso desse livro”, só que nem tudo é do jeito que a gente pensa que é. Movido pela ansiedade por uma nova história de terror (já que as últimas foram uma furada), comecei o Boneca de ossos no mesmo instante que o peguei, porém, se alguém, como eu, estiver esperando por isso, é melhor parar agora.


“Achei que poderíamos fazer isto e, quando acabasse, teríamos algo que ninguém tinha: uma experiência que nos mantivesse juntos”.

No entanto, seria injusto colocar pontos negativos na resenha por não ter sido conquistado plenamente pelo livro, devido às expectativas depositadas nele, em detrimento de ser uma história legal, cativante, envolvente, falando sobre amizade, companheirismo, com leitura rápida, fluída – e tudo aquilo que nos faz lembrar a infância da melhor maneira possível – Boneca de ossos é o livro certo para o seu público. 


Título original: Doll Bones
Autor(a): Holly Black
Editora: #Irado (Selo da Novo Conceito)
Número de páginas: 224
Classificação:


21 comentários

  1. Oi Diogo.
    Quer dizer então que não encontrou nada de terror?? Amei, eu sempre fugi desse livro pensando que encontraria algo assustador, só essa boneca de cerâmica da capa já é intimidadora...sim, sou medrosa ao extremo rsrs.
    Então como gosto muito de histórias juvenis e você não ressaltou pontos negativos, creio que vou gostar da história, até mesmo porque não tenho expectativas nenhuma.
    Agoro posso finalmente tentar completar a leitura de todos os lançamentos do selo #Irado.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diogo, sou apaixonada por livros assim, de aventura, infantojuvenis e ilustrados. Só faltou ter capa dura como os posteriores do selo Irado, né? Essa capa tem deixado as crianças interessadas em conhecer a Boneca de Ossos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ola Diogo, a sinopse não me chamou atenção. Uma pena que o livro não atendeu suas expectativas . Vou deixar passar essa leitura no momento. abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei #chatiada porque não era parceira ainda da NC quando lançou esse e ainda por cima perdi a promoção da Saraiva. Mimimimi
    Acho que vou gostar mais do que vc, porque não curto terror. :D
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Diogo!
    Eu quando vi a capa e título desse livro achei que era de terror. Mas pela sua resenha parece ser bem diferente. Por eu ter pensado que era um livro de terror, eu não quis ler, mas agora posso pensar em ler o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Diogo!

    Desde o lançamento desse livro me interessei pela sinopse (e, principalmente, pela capa. Ela é tão bem trabalhada *-*)... porém, li a sua resenha e fiquei com um pé atrás em relação a comprá-lo ou não. Caso um dia eu chegue a adquirir meu exemplar, espero ao menos gostar, não achar que foi uma "leitura perdida".

    PS: seguindo o blog! Não conhecia, bem banaca ele ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Emmanuel,

    Eu também gosto demais de histórias voltadas para o público infanto juvenil, elas sempre trazem muitas lições de forma simples e além disso proporcionam momentos de retornar a nossa infância como você bem colocou.

    Eu ainda não conhecia este livro e com certeza ele fará parte da minha lista de desejos.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diogo,
    Eu tenho muita vontade de ler Boneca de Ossos, mas ainda não consegui comprar e ler! Sou fã de livros juvenis e quero muito embarcar na escrita tão elogiada de Holly Black.
    Não curti a atitude desse pai. Ser criança é a melhor fase que tem e ele quer que o filho cresça. (¬¬)
    Bom, adorei a resenha e fiquei muito feliz em ser que apesar de lúdico, o livro possui um caráter reflexivo sobre amizade e companheirismo.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Diogo! Eu estou animada para ler esse livro, principalmente porque é da Holly, amo a escrita dela. Por mim não tem problema não ter terror, então creio que vou gostar do livro. Gostei muito de sua resenha.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Diogo,
    A edição desse livro ficou perfeita!
    A história é bem juvenil, mas interessante a ponto de fazer-nos refletir sobre a amizade, sobre a ilusão e fantasia e porque os adultos têm a tendência de achar isso ridículo e podar as crianças.
    Acho que expectativas demais sempre atrapalham, em qualquer gênero! Guarde o livro e leia mais pra frente, talvez você consiga interpretá-lo de maneira diferente!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  11. Gostei mais que você da leitura exatamente por não ter encontrado terror no livro! rs... Tenho pânico de terror. Mesmo assim acabei me assustando levemente em alguns momentos... hehe... Achei muito legal a história, e adorei a mensagem que passa sobre amizade e companheirismo. Amei a capa e todo o trabalho gráfico da editora nele.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Caramba, que edição maravilhosa, e a ideia toda é muito boa. Gostei muito da sua resenha, fiquei bem interessado e com certeza vou procurar um pouco mais sobre.

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro, imaginava algo envolvendo terror, sua resenha me agradou pois agora vi que a história é bem diferente do que eu estava esperando.
    Gostei muito do trabalho gráfico, espero que eu consiga compra-lo na bienal.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Oi, Diogo!
    Eu gostei muito da ideia do livro e adorei sua resenha!
    Eu quero ler! ^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Diogo, tudo bem?
    Eu achei essa história super criativa. Posso estar enganada, mas lendo sua resenha fiquei com a impressão de que a boneca é só o veículo que o autor usou para falar da infância, de que temos que crescer, dos sonhos, da amizade. E ainda colocou mistério!!!!! Mesmo não sendo perfeito, eu gostei da história e quero muito ler.
    beijinhos.
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Diogo,
    bom eu já não sou fan de livros juvenis, então eu meio que acabo fugindo deles. E sobre este em questão eu já havia lido uma resenha sobre, que levantou termos que - antes não queria. - agora que não quero mesmo, ler.
    Não sei, acho que um livro de terror/suspense com crianças tem que ser bem feito e abordado, caso contrario perde o encanto. E talvez por ser juvenil, que el não tenha alcançado o que você esperava. Bom como já não sou muito fan, minha decisão continua sendo a mesma.
    Mas sei que muitos gostam e vão adorar a dica.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  17. Oi Querido!
    Uma pena não ter sido um livro 100% para vc! Mesmo com os pontos negativos indicados, eu quero ler, desde que lançou estou de olho nele! Ótima resenha!
    Beijinhos
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir
  18. Oie!

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esta obra e confesso que tenho medo de lê-lo e me decepcionar.Pena que você não gostou tanto.


    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Diogo, tudo bem?

    Eu estava bem curiosa para ler Boneca de Ossos, pelo título mesmo. Mas fiquei bem decepcionada ao ver milhares de resenhas negativas. Acho que não vou gostar nada por ser muito infanto-juvenil.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela! Tudo bem sim!
      Dê uma chance para o livro, funcionou parcialmente comigo, quem sabe não te conquista. Beijos :*

      Seja bem-vinda.

      Excluir
  20. Olá a capa é linda e me encantei quando lançou.
    Gostei dos pontos que você levantou sobre a
    narrativa do livro, uma pena não ter atingindo
    suas expectativas,

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir